Estudo do comportamento de microrganismos psicrotróficos proteolíticos isolados de leite cru refrigerado
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n01a1010.1-7Palavras-chave:
Atividade enzimática,curvas de crescimento,pasteurização lentaResumo
Temperaturas de resfriamento do leite facilitam a multiplicação de microrganismos psicrotróficos que produzem enzimas termorresistentes com potencial para degradar os componentes do leite. Visando avaliar o comportamento de microrganismos psicrotróficos em leite cru refrigerado, este estudo teve por objetivo verificar a multiplicação e atividade enzimática de leites contaminados intencionalmente com tais microrganismos em temperatura de refrigeração. Também teve a intenção de avaliar a atividade enzimática durante a pasteurização lenta (LTBT). Para isso, microrganismos psicrotróficos produtores de enzimas proteolíticas foram isolados de leite cru refrigerado. Esses microrganismos foram testados quanto ao seu tempo de geração em temperatura de 7°±1°C por oito dias em dois diferentes meios: Caldo cérebro coração (BHI) e leite desnatado reconstituído a 10% (LDR). Também foram avaliados quanto à produção de proteases e suas respectivas atividades enzimáticas durante a pasteurização lenta. Os resultados demonstraram que os isolados não atingiram a fase estacionária na curva de crescimento bacteriano durante os oito dias de incubação. Além disso, atividades das enzimas proteolíticas foram detectadas mesmo após o tratamento térmico, indicando resistência das mesmas às temperaturas da pasteurização lenta. Concluindo, para evitar perdas econômicas associadas à atividade enzimática, sugere-se que haja maior controle sanitário do ambiente de produção, assim como reduzidos períodos de armazenamento anteriores ao processamento térmico, visando reduzir a multiplicação de psicrotróficos proteolíticos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Juliana Querino Goulart, Poliana Cristiane do Prado, Carolina Laipelt Matias, Andrea Troller Pinto
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.