Método matricial de formulação de rações para vacas leiteiras
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N10.1057-1073Palavras-chave:
Nutrição,Matrizes,Produção animalResumo
Objetivou-se com esse trabalho divulgar a utilização de operações com matrizes na formulação de rações para vacas leiteiras, tendo em vista o grande potencial que essa metodologia apresenta para solucionar parâmetros e incógnitas pré definidas em sistemas de equações lineares. Com a utilização de matrizes é possível solucionar sistemas de equações lineares complexos que seriam de difícil solução por outros meios matemáticos. Dessa forma, utilizando a teoria de matrizes, dependendo do número de parâmetros e incógnitas, podem ser utilizados o cálculo dos determinantes, o método da eliminação de Gauss e o escalonamento de Gauss-Jordan como ferramentas matemáticas para solução dos sistemas. Esses métodos, além de encontrar o valor das variáveis, também permitem fixar ingredientes de forma que se obtenha, na fórmula final, alimentos em uma porcentagem pré definida, garantindo assim o atendimento das exigências nutricionais requerida pela categoria animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Rodrigo da Silva Lima, José Almir Ferreira Gomes, Edmilson Gomes da Silva, Rafael Santos de Aquino, Francisco Dirceu Duarte Arraes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.