Colisepticemia em Pinguim-de-Magalhães (Spheniscus Magellanicus) com bumblefoot: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/PUBVET.V11N10.991-995Palavras-chave:
Colibacilose, pododermatite, pinguimResumo
Pododrematite, ou bumblefoot, é uma afecção podal limitante à reabilitação de pinguins. O estudo relata um caso de septicemia por Escherichia coli em um pinguim-de-Magalhães com pododermatite em grau III, desenvolvida durante período de cativeiro para reabilitação. O animal foi à óbito por morte súbita, observando-se ao exame necroscópico extensas lesões em coxins plantares, além de alterações teciduais em pulmões, sacos aéreos e fígado, de onde houve isolamento de E. coli. Ao exame histopatológico pode-se observar presença de bactérias nestes tecidos, além de colônias bacterianas intravasculares na epiderme de um dos coxins plantares.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2017 Luiza da Gama Osório, Anna Luiza Silva, Sílvia Regina Leal Ladeira, Mauro Pereira Soares, Ângela Leitzke Cabana, Melissa Orzeschovski Xavier, Rodolfo Pinho Silva-Filho, João Roberto Braga Mello, Renata Osório de Faria, Mário Carlos Araújo Meireles
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.