Perfil hematológico de caninos recém-nascidos do município de São Luís – Maranhão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n1a13.1-5Palavras-chave:
caninos,hemograma,neonatosResumo
A pediatria como especialidade da clínica médica de pequenos animais vem ganhando espaço à medida que o mercado pet cresce, exigindo novas técnicas de manejo e melhores resultados. Os recém-nascidos representam um desafio especial em terapêutica veterinária, pois diferem marcadamente dos cães adultos. Para que se possa determinar um protocolo terapêutico para um paciente, precisa-se conhecer o estado de saúde do mesmo, sua fisiologia e particularidades. É comum o médico veterinário sentir-se tecnicamente despreparado frente ao recém-nascido, devido esta especialidade não fazer parte da grade curricular na maioria das escolas de medicina veterinária do Brasil. O hemograma é uma importante ferramenta que auxilia o clínico no direcionamento do diagnóstico, pois reflete o estado de saúde do animal no momento da coleta. Permite avaliar se há alteração nos componentes sanguíneos do organismo animal, além de verificar a capacidade de resposta de defesa do organismo frente a alguma ameaça. Foram selecionados para a realização do trabalho animais das raças Rottweiler, Poodle, Labrador e Shi Tzu, sendo 28 machos e 32 fêmeas. O objetivo deste estudo é fornecer subsídios a clínicos veterinários que constantemente em sua rotina de trabalho têm o contato com esta faixa etária, além de contribuir com parâmetros de animais criados no Brasil. Este estudo demonstrou semelhanças entre os resultados obtidos e os valores hematológicos de referência disponíveis na literatura mundial.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Matheus Moreira Ribeiro, Juliana da Silva Alves, Walterlana Sousa Sampaio, Ellis de Sousa Barros, Daniel Praseres Chaves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.