Prolapso de vagina em bovino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n06a1141.1-6Palavras-chave:
Cirurgia, fêmea bovina, sutura de BuhnerResumo
O prolapso vaginal é definido como a projeção da parede da vagina para o exterior pela rima vulvar. As causas relacionadas à ocorrência são diversas, entretanto alguns fatores predisponentes se destacam como o relaxamento do sistema de fixação da vagina, aumento da pressão intra-abdominal, defeitos anatômicos, distúrbios hormonais (alto de teor de estrógeno), obesidade, inflamação na região vulvar, fêmeas idosas e predisposição hereditária. Pode ser classificado em parcial ou total, ou por estágios dependendo da evolução do prolapso. O objetivo deste relato foi descrever um caso de prolapso de estágio 3, como também, medidas terapêuticas distintas. A sutura de Buhner vem sendo a mais recomendada terapia cirúrgica, porém, são necessárias medidas profiláticas para diminuir a incidência no rebanho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Melissa Sanches Mongelli, Camillo Francesco Cesare Canella Filho, Thais de Paiva Pereira, Jéssica Thais Gomes Braz, Claudia Dias Monteiro Toma, Luciana de Castro Barcelos, Luísa Faria Kyprianou, Izabelli Vitoria Martins, Marcos Ferrante, Hugo Shisei Toma
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.