Uso de medicamentos homeopáticos para o tratamento da mastite bovina: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n3a58.1-10%20%20Palavras-chave:
homeopatia,mastite,medicina alternativa,tratamento,vacas de leiteResumo
A mastite se apresenta como a doença de maior importância em vacas de leite, devido aos prejuízos causados pela perda de produtividade e descarte de leite de acordo com alguns tratamentos, como os antimicrobianos. Diante da problemática dos antibióticos pela má aplicação ou resistência bacteriana, uma alternativa para o controle da mastite é o uso da homeopatia. O objetivo do presente trabalho é informar o que já foi pesquisado sobre o uso de medicamentos homeopáticos para o tratamento da mastite. A terapêutica homeopática se enquadra nos preceitos da pecuária orgânica, sendo um método adequado para essa finalidade. Os remédios utilizados para o tratamento da doença são das mais variadas origens, de plantas, minerais, animais e de grande representatividade, de isolados ou compostos bacterianos, de microrganismos que são causadores da mastite. A facilidade de administração dos medicamentos homeopáticos se apresenta como uma grande vantagem, pois na forma mais comum de uso, o mesmo pode ser adicionado na água de bebida ou misturado na ração evitando estresse por parte do animal. Os resultados na mastite devido à aplicação da homeopatia podem ser visualizados na variação da contagem de células somáticas, reações no teste CMT (Califórnia Mastite Teste), ausência de isolamento de microrganismos do leite e diminuição da porcentagem de casos de mastite clínica e subclínica. Embora o tratamento homeopático se mostre uma ótima alternativa para o controle e tratamento da mastite, os resultados são bastante variáveis devido às diferentes metodologias empregadas e o grande número de medicamentos homeopáticos diferentes utilizados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Renan Almeida de Jesus, César Alberto Coutinho

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.