Diagnóstico e tratamento de lúpus eritematoso discoide canino: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n3a54.1-6%20Palavras-chave:
dermatopatias, lúpus eritematoso discoide, poodleResumo
O complexo Lúpus Eritematoso (LE) é constituído por um conjunto de dermatopatias autoimunes que pode se manifestar em duas apresentações clinicas principais: o Lúpus Eritematoso Sistêmico (LES) e o Lúpus Eritematoso Discóide (LED). O diagnóstico clínico do LED muitas vezes é um desafio, devido à variedade de sintomas que pode ocorrer tanto no lúpus, como em outras patologias dermatológicas, fato este que interfere na rapidez do diagnóstico e consequentemente no tratamento e melhora do paciente. Este trabalho tem como objetivo relatar a importância do exame histopatológico no diagnóstico definitivo para o tratamento e prognóstico favorável de paciente canino, poodle com LED. Foi atendido na Policlínica veterinária metropolitana – HVM, um cão da raça poodle, com lesão em região do focinho tendo passado por tratamentos anteriores sem resultado aparente, foram feitos exames laboratoriais e citológico para que fossem descartadas outras dermatopatias. Após resultado inconclusivo na citologia, foi solicitado o histopatológico, para definição do diagnóstico exato e exclusão de outras dermatopatias. O histopatológico confirmou o diagnóstico de Lúpus Eritematoso Discóide. Foi instituído tratamento com corticosteroides na dose de 1,0mg/kg, vitaminas antioxidantes e protetor solar. Após 10 dias houve o aumento da dose para 2,5mg/kg, que é a dose imunossupressora. O animal apresentou resposta com diminuição da região crostosa da lesão em plano nasal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Vanessa Lucas da Silva, Cynthia Levi Baratta Monteiro, Michelle Costa e Silva, Raimundo Diones Carneiro, Euclides Rodrigues Pereira Junior, Lorena Vasconcelos de Lucena
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.