Alterações macroscópicas e histopatológicas ovarianas em vacas doadoras zebuínas
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n4a71.1-6%20Palavras-chave:
bovinos, patologia, reproduçãoResumo
Objetiva se com este trabalho avaliar as alterações macroscópicas e microscópicas de ovários em vacas doadoras zebuínas. Ponderou-se o trato reprodutivo de 62 fêmeas zebuínas (Bos taurus indicus) doadoras de oócitos pelo método de punção folicular, animais provenientes da região de Uberaba-MG. Nas lesões Macroscópicas, foram encontrados 75,47% de Cisto, 0,94% de cicatriz lateral e 23,58% de fibrose. Nas avaliações histopatológicas foram encontrados 24,32% de cisto, 1,35% de fibroma, 39,19% de fibrose, 1,35% de Luteoma, 24,32% de ooforites, 6,76% de tecoma e 2,70% de Tumor de células da granulosa. Conclui-se que a punção folicular continua em vacas doadoras promove lesões macroscópicas no ovário como cisto, cicatriz lateral e fibrose. Induz ainda fibroma, fibrose, luteoma, ooforites, tecoma e tumor de células da granulosa vistos a microscopia óptica. Essas lesões, além de reduzir a fertilidade dessas femeas podem ainda causar risco à saúde dos indivíduos, portanto, essa técnica deve ser utilizada com cautela.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cayque Emmanuel de Oliveira, Guilherme Musse, Humberto Eustáquio Coelho, Helio Alberto, Raul Moraes Nolasco, Claudio Henrique Gonçalves Barbosa, Laryssa Costa Rezende, Tatiane Furtado Carvalho, Luis Oliveira Lopes, Marcelo Coelho Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.