Princípios gerais da ortodontia em cães: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1041.1-8Palavras-chave:
Aparelho ortodôntico, má-oclusão dentária, medicina veterináriaResumo
O objetivo deste trabalho foi realizar uma revisão de literatura sobre os princípios gerais da ortodontia em cães, a fim de fornecer uma referência para veterinários interessados neste tipo de tratamento. O atendimento odontológico é necessário para proporcionar uma boa saúde e melhorar a qualidade de vida dos animais, pois as doenças da cavidade oral não tratadas são dolorosas e podem contribuir para doenças locais e sistêmicas. A razão de qualquer tratamento ortodôntico em animais é aliviar a dor da má oclusão e restaurar a função dos dentes, não sendo realizada por motivos estéticos. A escolha do método de tratamento deve ser baseada na idade e temperamento do cão, no custo do tratamento, na capacidade do dono de aderir ao protocolo de tratamento como mentor e na habilidade e conhecimento do dentista veterinário em usar o aparelho e metodologia adequada para cada caso. Considera-se que uma oclusão dentária normal é fundamental para a saúde e conforto do animal. As má-oclusões podem ter origem hereditária ou adquirida e seu diagnóstico deve ser feito o mais cedo possível, para isso a cooperação do tutor é fundamental para atingir os resultados desejados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Lucas Tiago Bomfim, Iam Ramos de Souza, Sabrina Rodrigues de Medeiros Dias, Kaique Leite de Oliveira Santos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.