Tratamento não invasivo de Pectus Excavatum em Buldogue Inglês: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n4a64.1-6Palavras-chave:
Hipoplasia traqueal, peito escavado, desvio cardíaco, radiografiaResumo
Pectus excavatum ou peito escavado é um afecção congênita, caracterizada por compressão dorso-ventral e um aumento da largura torácica, em virtude do crescimento anormal do esterno e cartilagem em uma depressão condroesternal. Essa anomalia é desenvolvida na vida intra- uterina, podendo ser resultante de uma expressões genômicas herdáveis. Tratando-se de uma enfermidade rara sua etiologia ainda não é explicada, relacionada ao um gene autossômico dominante, acomete geralmente cães de raças braquicefálicas, sendo não correlacionando com predisposição sexual. Pacientes acometidos pela Pectus excavatum, apresentam sinais que acometem a funcionalidade dos sistemas cardiovasculares e respiratório. O diagnóstico baseia-se na anamnese e radiografia torácica. Com o diagnostico confirmado se tem a finalidade da correção anatômica do esterno. O objetivo desse trabalho foi relatar um caso clinico de Pectus excavatum que obteve sucesso com o tratamento não invasivo pela utilização de uma tala externa na compressão do tórax em um filhote de Buldogue inglês. A escolha desse tema deveu-se ao fato de ser uma doença com a casuística baixa em pequenos animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cinthia Nayara Oliveira de Moura, Guilherme Dipp

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.