Ovariectomia por videolaparoscopia por meio de dois portais: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1042.1-5Palavras-chave:
Cão, castração, ovariectomia, videocirurgiaResumo
O presente estudo teve como objetivo descrever as vantagens da videola-parotomia para o paciente e como ela é factível na medicina veterinária. Onde foi relatada uma ovariectomia (remoção cirúrgica dos ovários) eletiva por vídeo cirurgia após exames pré-operatórios sem alterações. A cirurgia por vídeo é realizada por meio de microcâmeras e é classificada como um procedimento cirúrgico minima-mente invasivo, não ultrapassando 1 cm de incisão na maioria dos casos. A videoci-rurgia em cães e gatos possibilita diagnóstico e tratamento de diversas afecções, e sua utilização apresenta potencial crescimento na Medicina Veterinária. Pode-se concluir que a vídeo cirurgia é um procedimento significativo quando se trata de trans e pós-operatório e que cada vez mais cresce na medicina veterinária.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Roberta Soares Braga, Matheus Collantes Bahia, Marcelo Alves Herdy
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.