A geriatria canina e o manejo das doenças neoplásicas: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n4a79.1-7Palavras-chave:
cães idosos, doenças infecciosas, neoplasias, quimioterapiaResumo
Algumas mudanças de hábitos da população têm repercutido de forma importante em relação aos cuidados com animais de companhia. Nota-se uma maior aproximação proprietário – animal, o que tem feito com que os cães e gatos sejam incorporados no âmbito familiar. Da mesma forma, a Medicina Veterinária vem se desenvolvendo nas mais diferentes áreas, e a oncologia veterinária vem se destacando com as novas abordagens. As neoplasias, de forma geral, exibem considerável variação em seu aspecto semiológico, clínico e histológico e por estas razões, as previsões de comportamento dos tumores e das respostas ao tratamento podem ser extremamente difíceis e subjetivas. O fato de os cães estarem atingindo a maior idade tem predisposto ao aparecimento destas enfermidades com maior frequência, sendo possível o estudo destas etiologias com maior detalhamento. Logo esta revisão busca aprofundar questões que se relacionam a geriatria canina e as consequências da maior idade dos cães com o aparecimento das neoplasias. Serão abordados os aspectos relevantes sobre a etiologia das neoplasias, as suas principais complicações e o manejo das mesmas considerando as novas terapias hoje adotadas, bem como a relação observada entre os proprietários e seus animais de companhia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Letícia Moreira, Letícia Kinappe, Daniele Duhart, Amanda de Souza da Motta

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.