Mercado de produtos e serviços para animais silvestres de estimação no município de Belém (PA)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n4a78.1-7Palavras-chave:
fauna silvestre,mercado,Animais de companhia,pet shopResumo
O mercado de animais silvestres para companhia está em constante ascensão. A busca por espécies silvestres tem atraído muitos consumidores e com este crescimento alavanca, também, outros setores como os de produtos, equipamentos e serviços específicos para estes animais. O presente estudo avalia os aspectos da oferta no mercado de Belém (PA), englobando a caracterização dos ofertantes e dos produtos e serviços disponíveis para animais silvestres. O estudo ocorreu em duas etapas. Na primeira, foi realizado um levantamento na Junta Comercial do Estado do Pará (JUCEPA) para identificação de criatórios, pet shops e demais estabelecimentos que comercializam animais, rações, acessórios e que disponibilizam serviços a esse segmento. A segunda etapa consistiu na aplicação de questionários junto aos proprietários dos estabelecimentos identificados na JUCEPA. Utilizou-se a estatística descritiva para avaliação dos resultados. Foram visitados 55 estabelecimentos, abrangendo 18 bairros do município. Do total de estabelecimentos visitados, 20 foram submetidos aos questionários, pois comercializavam produtos ou serviços para animais silvestres. Dos estabelecimentos entrevistados, 70% são pet shops, 15% clínicas veterinárias, 10% lojas de produtos veterinários e 5% associações de clínicas e pet shops. Os serviços ofertados para animais silvestres e exóticos, nesses estabelecimentos, em ordem decrescente de ocorrência são: atendimento clínico (26,09%), exames (21,74%), orientação nutricional (17,39%), vacinas (13,04%), corte de penas e unhas (13,04%), orientação de manejo (4,35%) e sexaje por DNA para aves (4,35%). Apesar da potencialidade desse segmento, ainda se nota uma indefinição de seus contornos, o que também provoca baixo dinamismo nesse mercado. Fatores como a insegurança institucional provocada pela vinculação de informações distorcidas a respeito desse mercado e o desconhecimento do perfil do consumidor por parte dos ofertantes são alguns dos motivos do pouco dinamismo. Algumas alternativas para minimizar esses problemas seriam o aumento da divulgação sobre esse mercado e a oferta de serviços e produtos aderentes às exigências dos consumidores, assim como, a desmistificação quanto a ilegalidade da atividade, a partir da veiculação de informações mais precisas sobre o mercado legal relacionado à fauna silvestre.
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Copyright (c) 2018 Bianca Barreto Barbosa, Fabrício Khoury Rebello, Marcos Antônio Souza dos Santos, Maria Lúcia Bahia Lopes
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