Lesões histopatologicas de tubas uterinas em femeas zebuinas (Bos taurus indicus) submetidas a aspirações foliculares
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n5a89.1-4Palavras-chave:
Bovinos, patologia, reproduçãoResumo
O objetivo desse trabalho é caracterizar as alterações macro e microscópicas em tubas uterinas de doadoras de embriões previamente submetidas a uma serie de punções foliculares, criadas na região de Uberaba-MG. Por apresentarem dificuldade para confirmação de prenhez foram encaminhas para abate 33 femeas bovinas zebuínas doadoras de oócitos por aspiração folicular. Seus aparelhos reprodutivos foram separados e as tubas direita e esquerda foram avaliadas. Nas avaliações histopatológicas foram encontradas 30 alterações sendo: 43% (13/30) de salpingite aguda, 33% (10/30) salpingite catarral aguda, 17% (5/30) salpingite crônica, 3% (1/30) descamação do epitélio e 3% (1/30) degeneração mucosa. Com o presente trabalho pode-se inferir que a aspiração folicular contínua em fêmeas bovinas promove lesões vistas a luz da microscopia ótica na tuba uterina como salpingites aguda, catarral e crônica, degeneração mucosa e descamação do epitélio. Essas lesões, podem ser resultados de lesões que iniciaram no útero e/ou promovida pela punção de estruturas adjacentes levando a redução da fertilidade dessas desses animais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cayque Emmanuel de Oliveira, Guilherme Musse, Humberto Eustáquio Coelho, Helio Alberto, Raul Moraes Nolasco, Claudio Henrique Gonçalves Barbosa, Laryssa Costa Rezende, Tatiane Furtado Carvalho, Luis Oliveira Lopes, Marcelo Coelho Lopes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.