Selênio para caprinos e ovinos:Revisão
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n5a92.1-12Palavras-chave:
imunidade, pequenos ruminantes, produtividadeResumo
A nutrição demanda o maior custo de produção de caprinos e ovinos e devido a este motivo, maiores lucratividades podem ser conseguidas nos detalhes. Onde cada nutriente tem sua importância, sendo que algumas deles tem destaque diferenciado, é o caso do Selênio. Dentro da fisiologia animal, o selênio é multifuncional, sendo essencial para o funcionamento normal de diversas rotas metabólicas. Como antioxidante o selênio, a nível celular, promove um feedback importante entre a atividade metabólica de alguns órgãos e a regulação do funcionamento celular. Além de contribuir para a homeostase nutricional e melhor desempenho dos animais. Ademais, sua ação antioxidante otimiza e protege a vitamina E, aumenta a atividade das células de defesa, reduz a severidade das infecções secundárias principalmente na defesa da glândula mamária. Juntamente com cobre, zinco e vitamina E, compõem o sistema imune dos animais. Em dietas deficientes, a suplementação de selênio tem mostrado reduzir a retenção de placenta. Em deficiência pode levar os animais ao anestro, diminuir a fertilidade do óvulo, diminuindo a taxa de concepção e também a produção de carne, leite e lã. Nesse sentido, essa revisão bibliográfica tem como objetivo abordar alguns aspectos relacionados ao selênio sobre o desempenho reprodutivo e produtivo de caprinos e ovino e também a sua relação com a sanidade dessas espécies. E de acordo com levantamento bibliográfico apresentado nessa revisão, conclui-se que o selênio possui amplas funcionalidades nas áreas de nutrição, sanidade e reprodução, aprimorando os sistemas de produção de caprinos e ovinos, uma vez que aumenta o ganho de peso, a produção de leite e lã dos animais. Reduz o risco de doenças como a mastite e contaminações por verminose, além de aumentar a taxa de fertilidade, e redução da retenção de placenta.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Juliete de Lima Gonçalves, Fábio Carreiro Chaves de Melo, Rafael Teixeira de Sousa, Sueli Freitas dos Santos, Antonio Marcos Ferreira Fernandes
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.