Leptospirose canina: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n6a102.1-6Palavras-chave:
Australis, Canino, LeptospiroseResumo
A Leptospirose é uma zoonose de distribuição mundial que apresenta o cão como importante hospedeiro, sendo crucial seu diagnóstico e tratamento nesta espécie, que possui estreita relação com o homem. Um canino foi atendido no Hospital Veterinário da Universidade Federal do Piauí em Teresina, Piauí, apresentando histórico de hematúria, hiporexia e letargia há dois dias. O exame físico revelou letargia, mucosas oral, ocular e peniana ictéricas, dor à palpação abdominal e febre. Na análise hematológica foi detectada anemia macrocítica hipocrômica, trombocitopenia, leucocitose por neutrofilia, além de um aumento nos valores de ureia, AST, ALT, fosfatase alcalina e bilirrubinas. O exame de soroaglutinação microscópica mostrou resultado reagente a Leptospira interrogans sorovar Australis na titulação 1:100. O animal foi efetivamente tratado com Ampicilina, Doxiciclina e terapia de suporte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Raquel Albuquerque Silva, Marcelo Campos Rodrigues, Misael das Virgens Santana, Karoline Figueredo Rodrigues, Fernando Barbosa de Sousa, Thiago Sousa da Silva, Kellen Matuzzy Silva de Melo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.