Efeitos da ioimbina, atipamezol e naloxona na reversão anestésica de macacos bugio (Aloautta guariba clamitans)
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n6a114.1-6Palavras-chave:
Atipamezol, dexmedetomidina, ioimbina, primatasResumo
O presente estudo abordará os efeitos causados pela contenção química com metadona (0,1mg/kg), dexmedetomidina (5µg/kg) e cetamina (8 mg/kg) em macacos Bugio (Alouatta guariba clamitans) e comparar a qualidade e o tempo na reversão anestésica com antagonistas α2-adrenérgicos isolados ou associados a antagonistas narcóticos. Foram utilizados cinco macacos bugio, adultos e hígidos, submetidos a jejum alimentar e hídrico de 12 horas. O protocolo anestésico era aplicado por via intramuscular nos músculos semi-membranoso e semi-tendinoso. Cinco minutos após a sedação do animal, o mesmo era colocado em uma mesa com colchão térmico onde eram aferidos os seguintes parâmetros: frequência cardíaca, respiratória, temperatura retal, pressão arterial sistólica e reflexos palpebrais. Estes parâmetros foram aferidos em intervalos de 10 minutos. Após 40 minutos da anestesia era aplicado solução NaCl 0,9% para o tratamento controle, 25µg/kg de atipamezol para o tratamento ATI, 0,5 mg/kg de ioimbina para o tratamento IOI, atipamezol (25µg/kg) com naloxona (0,2 mg/kg) para o tratamento ATINALOX e o tratamento IOINALOX composto de ioimbina (0,5 mg/kg) associado a naloxona (0,2 mg/kg), administrados pela via intravenosa na veia ulnar dos primatas. Após a aplicação do reversor o animal era colocado em uma gaiola em decúbito dorsal, o período de recuperação total foi compreendido desde a aplicação do antagonista até a total recuperação do paciente. A recuperação foi avaliada utilizando escores variando de zero (0) a três (3) de acordo com GALANTE, 2013. Concluiu-se que a associação metadona, dexmedetomidina e cetamina foi eficaz para contenção química desses animais permitindo a realização de procedimentos clínicos de duração de até 40 minutos. Alguns animais apresentaram sialorréia após a aplicação intravenosa de atipamezol e ioimbina. O tratamento IOINALOX foi mais eficaz no quesito tempo porém, o tratamento ATINALOX obteve a melhor recuperação.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Sharlenne Leite da Silva Monteiro, Ramiro Neves Dias Neto, Carlos Roberto Teixeira, Gustavo Calasans Marques, Maíra Sales Castilho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.