Condicionamento do cavalo para sua manutenção na equoterapia
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n6a106.1-5Palavras-chave:
comportamento, equino, treinamentoResumo
A escolha do cavalo e seu condicionamento para as práticas de equoterapia são de grande importância para que o animal possa desempenhar sua função de forma satisfatória. O trabalho tem como objetivo condicionar os cavalos para a sua manutenção na equoterapia do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia no Campus Barbacena e proporcionar melhorias no trabalho já praticado, visando o bem estar animal. O método utilizado foi a mudança de rotina dos animais com aplicação de bonificações como cenoura, escovação, banho relaxante e galope após as sessões. A avaliação do comportamento do cavalo nas sessões de equoterapia foi realizada por meio de questionário aplicado aos terapeutas responsáveis. Em nenhuma das questões avaliadas e em nenhum dos procedimentos experimentais testados (cenoura, escovação, banho e alongamento) foram observadas diferenças significativas (P>0,05). Com o método de estudo aplicado não foi possível desenvolver um modelo de condicionamento para cavalos que praticam equoterapia. Serão necessários mais estudos sobre os animais que realizam a atividade de equoterapia.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Renata Vitarele Gimenes Pereira, Daiana Francisca Quirino Villanova, Nathália Mara Amaral Tafuri, Duarte Carvalho Minighin, Wellyngton Tadeu Vilela Carvalho, Jorge Luiz Baumgratz
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.