Intoxicação cúprica em ovinos via concentrado e sal mineral: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533pubvet.v12n7a138.1-4Palavras-chave:
cobre, hepatopatias, ruminantes, sal mineral, toxicologiaResumo
O presente relato teve por objetivo descrever o quadro clínico-patológico da intoxicação por cobre em ovinos. A ocorrência mais comum de intoxicação por cobre está relacionada à ingestão de concentrado e suplementos minerais destinados a bovinos. Foi atendido, no Hospital Veterinário de Grandes Animais da UFLA, um reprodutor da raça Dorper, com um ano de idade e 50 kg de peso, proveniente de um plantel de 800 ovinos, de Lavras-MG. Os ruminantes, especialmente os ovinos, são bastante susceptíveis à intoxicação cúprica, pois a margem de segurança entre níveis normais e potencialmente tóxicos é muito pequena.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Daniel Lúcio do Nascimento, Eduardo Alves Lima, Thalita Tainá Ribeiro Faria, Izabela De Assis Rocha, Thais Caroline Botelho De Aguiar, Adriana de Souza Coutinho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.