Desequilíbrios eletrolíticos em pequenos animais: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1037.1-8Palavras-chave:
Acidose, alcalose, homeostasia, pHResumo
Os problemas eletrolíticos são comuns na rotina clínica médica de pequenos animais, em que acomete sem distinção de espécie, idade e sexo. As doenças mais encontradas por ser causa base ou resultante de outra patogenia são acidose e alcalose metabólica, em que trazem junto uma bagagem de sinais clínicos inespecíficos, como diarreia, êmese, apatia, desidratação, insuficiência renal, anorexia e demais sinais clínicos que acompanham as doenças. Estas enfermidades são resultado de alterações do pH sanguíneo, causando a desregulação da homeostasia do organismo. O diagnóstico deve ser rápido, utilizando exame físico, laboratorial e contando com exame específico, como a gasometria. O tratamento das enfermidades deve corrigir a causa base, fluidoterapia e correção de sinais clínicos secundários.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Ana Carolina Pavan Marcondes Rezende, Angélica Pacassa, Carla Henrique, Eduardo Vitali Biesek, Emely Luzia Finken
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.