Características e preferências de consumo de carne ovina
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a148.1-5Palavras-chave:
carne,carne ovina,mercado consumidorResumo
A crescente demanda pela proteína animal é evidente e está sendo cada vez mais valorizada em vários aspectos. Todavia, devemos discutir o mercado da carne de forma ampla à saber e entender o que produzir, como produzir e para quem produzir. Neste contexto, o presente trabalho teve como objetivo identificar informações com relação à preferência de consumo e aquisição de carne ovina de forma a favorecer novas estratégias de comercialização contribuindo com agentes da cadeia produtiva potencialmente demandados por consumidores. Dos entrevistados, 51% foram mulheres e 49% homens, sendo que destes 64% relataram consumir carne ovina pelo menos 1 vez por semana (31%). Dos entrevistados que consomem carne ovina (36%), 25% relataram ter interesse em consumir manifestando assim curiosidade em experimentar. Quanto às características da carne ovina os entrevistados julgaram importante que a carne apresente sabor, maciez e suculência. No que diz respeito ao teor de gordura 51% dos entrevistados apontaram a carne marmorizada como sendo a de preferência para consumo. O tipo de corte da carne ovina mais consumido é o pernil (69%). No entanto, o carré aparece em primeiro lugar como o tipo de corte de preferência para o consumo. A baixa frequência do consumo atual poderia ser explicada pelo fato de que 40% dos atuais consumidores apresentaram alguma insatisfação relacionada ao preço de venda da carne, e de que 48% teriam algum tipo de dificuldade em ter acesso ao produto. Foi possível observar um grande potencial de mercado para o consumo de carne ovina. No entanto, alguns aspectos negativos devem ser aprimorados.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Juliana Lopes Frias, Thiago Belo Ferreira, Luciano Eduardo Polaquini, Thalita Oliveira Cucki
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.