Estudo clínico-oftálmico e citológico de felinos domésticos com conjuntivite e mantidos em adensamento populacional
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a145.1-8Palavras-chave:
citologia ocular, oftalmologia felina, superpopulação felinaResumo
As conjuntivites se propagam facilmente em felinos, especialmente em abrigos e domicílios com elevado número de animais, diante dessa realidade objetivou-se com este estudo fazer uma avaliação oftálmica e citológica em felinos domésticos com conjuntivite e mantidos em adensamento populacional. Para tanto, foram estudados 18 animais da espécie felina, provenientes da rotina de atendimento oftálmico de dois abrigos e um domicilio. Dentre os sinais clínicos, houve predomínio de hiperemia conjuntival, quemose, e secreção mucopurulenta. Associados à conjuntivite, foram atendidos felinos apresentando úlcera dendítrica, simbléfaro e Phthisis bulbi. Na citologia, além das células epiteliais, houve maior frequência de neutrófilos, foram encontradas também inclusões citoplasmáticas morfologicamente compatíveis com Chlamydophila felis e bactérias. O estudo permitiu direcionar o diagnóstico com baixo custo e rapidez, sendo possível instituir terapia tópica e/ou sistêmica aos felinos com conjuntivite, além de oportunizar orientações sobre manejo com o objetivo de minimizar a disseminação das oftalmopatia nos animais mantidos em adensamento populacional.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Giovana Patrícia de Oliveira e Souza Anderlini, Joaquim Evêncio Neto, Giulliano Aires Anderlini, Priscilla Nogueira de Melo Omena, Elton Hugo Lima da Silva Souza, Jéssica Karla Alves da Silva, Sheylla Márcia Vasconcelos Barbosa, Rinaldo Cavalcante Ferri, Manoel Adrião Gomes Filho, Edmilson Ferreira de Oliveira Filho, Fabricio Bezerra de Sá
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.