Produtividade de mandioca avaliada sobre adubação fosfatada e a adubação de cobertura
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a151.1-4Palavras-chave:
Adubação de plantio, IAC 12, Manihot esculentaResumo
A mandioca é uma das mais promissoras culturas, na agricultura familiar, contribuindo no desenvolvimento social e econômico do Brasil. Apesar disso, tradicionalmente a cultura é conduzida com baixo investimento financeiro, geralmente, não havendo aplicação de corretivos e fertilizantes em doses adequadas. O objetivo deste trabalho foi avaliar o efeito de diferentes doses de adubação fosfatada e a adubação de cobertura na produtividade da mandioca (IAC 12). O experimento foi desenvolvido em parcela subdividida com 3 repetições. Avaliaram-se quatro doses de fósforo (0; 40; 80; 160kg de P2O5/ha) e a adubação de cobertura (0 e 250kg/ha de 20-00-20). A colheita foi realizada 10 meses após o plantio e foi determinada a produtividade (kg/planta). Foi realizada análise de variância e teste de Scott-Knott para comparação de médias. Verificou-se que houve resposta crescente à adubação fosfatada; a produtividade foi maior para a dose de 160kg de P2O5/ha, que é o dobro da dose máxima recomendada pela CFSEMG, demostrando que embora rústica, a planta é responsiva a adubação fosfatada. Com relação à adubação de cobertura, não houve diferença significativa entre os tratamentos. Concluísse que a cultivar de mandioca IAC 12 é responsiva a fósforo, havendo necessidade de estudos com maiores doses.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Alandionys Gonçalves de Lima, Lucas Roberto de Carvalho, Marília Constantino Mota, Antônio Florentino de Lima Junior, Juracy Mendes Moreira, Arinaldo Pereira da Silva, Roberto Barbuio, Juliano Queiroz Santana Rosa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.