Manejo experimental de alevinos de tilápia (Oreochromis niloticus), alimentados com ração comercial e pre/probióticos
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n8a159.1-9Palavras-chave:
tilapicultura,desempenho,experimentoResumo
A tilápia do Nilo (Oreochromis niloticus) na aquicultura brasileira é responsável por 45% da produção de pescado continental, com 219,33 mil toneladas despescadas. A tilapicultura nacional é realizada com intenso manejo, expondo os peixes a situações adversas de cultivo. O objetivo do experimento foi estudar o desempenho dos alevinos de tilápia, alimentados com ração comercial e pre/probióticos. O experimento foi realizado no Laboratório de Organismos Aquáticos – LOA, que foi instalado nas Faculdades Promove de Brasília, campus Águas Claras – DF. Foram adquiridos 55 alevinos de tilápias originados da Granja Modelo Ipê. O experimento foi realizado em aquários retangulares de 40 litros, contendo filtros externos e pedras microporosas ligadas a compressores de ar. Durante todo o experimento foram acompanhados, diariamente, os parâmetros de qualidade da água: temperatura, concentração de oxigênio dissolvido OD2 (mg/L), pH e amônia (mg/L). Para a retirada da matéria orgânica dos aquários composta por fezes e restos de ração, os aquários foram sifonados e a água renovada diariamente. Os parâmetros de qualidade da água do experimento, fases 1 e 2, estiveram dentro dos limites recomendados para tilápia, exceto a amônia que apresentou concentrações altas para a espécie. As boas práticas de manejo de baixa densidade de estocagem, alta renovação de água, sistema de filtragem externa, aeração constantes e utilização da ração com pré e probióticos mantiveram os alevinos vivos, mesmo em condições experimentais e da presença bacteriana Edwardsiella tarda.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Luis Arthur Rodrigues de Andrade, Tatiana Maslowa Pegado de Azevedo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.