Efeito de imunoestimulante no tratamento de coccidiose de bezerros
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n9a179.1-6Palavras-chave:
butafosfan, diarreia, hematócrito, oocistosResumo
A coccidiose é uma das principais enfermidades do trato gastrointestinal dos ruminantes, manifestada por alterações sutis como redução de ganho de peso até quadros de diarreia aquosaà sanguinolenta. Na sua forma clínica, ocomprometimento damucosa intestinal prejudica a absorção de nutrientes provindos da dieta, culminando em atrasos na recuperação clínica dos animais. Desta maneira o presente trabalho pretendeu avaliar a eficácia de dois tratamentos na recuperação clínica da coccidiose em bezerros leiteiros em fase de crescimento por meio de avaliação de hematócrito, proteína e fibrinogênio plasmático, leucograma, contagem de ovos por gramas de fezes, inspeção visual do pelame e incidência de diarreia. Para tanto, sete bezerros da raça Jersey entre 2 a 6 meses de idade, com coccidiose foram divididos em dois grupos conforme o tratamento. O grupo antibiótico mais catofós (C), com quatro bezerros, foi tratado com sulfametoxazol + trimetoprim e com o imunoestimulante butafosfan+ vitamina B12 (Catofós®), ambos em dose única, e o grupo antibiótico (A), com três bezerros, foi tratado apenas com sulfametoxazol + trimetoprim em dose única. Observou-se que ambos os tratamentos empregados foram eficazes no combate da enfermidade, reduzindo a sintomatologia da doença, melhorando o pelame dos animais e negativando o exame coproparasitológico. Embora os parâmetros de leucograma, fibrinogênio e proteína plasmática não tenham alterado com os tratamentos, o grupo tratado com antibiótico mais catofós teve um aumento significativo no hematócrito, permitindo comprovar a eficiência de ambos os fármacos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Cássio Henrique Martins Morais, Nadia Cristine Weinert, Mariana Marcantonio Coneglian, Heloisa Godoi Bertagnon
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.