Avaliação da eficiência de acaricidas sobre Rhipicephalus (Boophilus) microplus no estado da Bahia
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n9a163.1-8Palavras-chave:
Rhipicephalus (Boophilus) microplus, carrapaticidas, BahiaResumo
O carrapato Rhipicephalus (Boophilus) microplus é responsável por grandes prejuízos na pecuária nacional, principalmente devido à redução no desempenho produtivo de bovinos, tais prejuízos estimados em bilhões de dólares por ano são provados pela ação direta da hematofagia do parasita que além disso é transmissor de versos outros patógenos. O desenvolvimento de resistência às principais classes de acaricidas empregadas atualmente tem sido largamente relatado, bem como a ocorrência de resíduos em produtos de origem animal e problemas ecológicos. O presente trabalho teve como objetivo avaliar a eficiência de carrapaticidas sobre R. (B.) microplus coletados em propriedades em diversas regiões do estado da Bahia. Para isso, foram coletadas teleóginas ingurgitadas em diversas unidades produtoras da região, com as quais foi realizado ensaio in vitro com sete grupos químicos de acaricidas diluídos como recomendado pelos fabricantes, para o testes os carrapatos foram divididos em grupos homogêneos onde posteriormente foi quantificando a redução na ovipostura e na eclosão. Os resultados obtidos nos experimentos indicaram graus variáveis de eficácia das diversas bases estudadas. Conclui-se que, para a região estudada, há diferentes graus de eficiência aos principais princípios ativos comercializados, e muitos deles apresentam menos de 95% de eficiência, valor determinado como aceitável pela legislação brasileira, sendo necessária a realização constante de ensaios de resistência aos carrapaticidas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 José Tadeu Raynal, Aretha Alves Borges, Bruno Lopes Bastos, Thiago Campanharo Bahiense, Roberto Meyer, Ricardo Wagner Portela
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.