Lesão de reabsorção dentária em onça-pintada (Panthera onca): Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1033.1-6Palavras-chave:
Felídeos selvagens, lesão reabsortiva, odontologia veterináriaResumo
As lesões reabsortivas dentárias dos felinos (LRDF) são muito frequentes em gatos, sendo agravadas pelo avanço da idade do animal. É a doença oral mais comum dos gatos domésticos, sendo também relatada em leões, leopardos, onças, pumas, jaguatiricas e gatos-do-mato. Pode ser causa de dor oral intensa manifestando-se com hiporexia, sialorreia, “chattering” e sangramento oral. Apresentam-se clinicamente nas formas inflamatória e não inflamatória ou mista abrangendo as duas primeiras. Na forma não inflamatória pode acometer somente a raiz dentária não demonstrando sinais clínicos, sendo essa alteração visualizada nas imagens radiográficas como regiões radioluscentes na raiz dentária. Em animais silvestres cativos é recomendada a observação das instalações e a rotina dos animais, identificando precocemente sinais que possam indicar as doenças orais, como sangue e secreções em objetos que ele costuma morder, sinais de dor durante a mastigação e ingestão de líquidos, dificuldade de apreensão e escolha por alimentos mais macios. O exame completo da cavidade oral implica em anestesia geral, garantindo segurança para o animal e para a equipe envolvida no manejo. O objetivo deste relato é registrar um caso de lesão reabsortiva em onça-pintada e alertar sobre a importância do diagnóstico precoce de doenças orais em animais cativos, assim como o monitoramento constate, garantindo qualidade de vida.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Marcos Vinicius Almeida Morais, Dejoara de Angelis Zvoboda, Juliana Cavalli Santos, Helena Baggio Soares, Fernanda Taques Wendt, Vivian Ferreira Rech, Rogério Ribas Lange
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.