Intoxicação e morte por veneno de sapo em cão de Valença RJ: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v12n10a192.1-4Palavras-chave:
anfíbio, envenenamento, toxinaResumo
A cada ano, são atendidos vários casos de intoxicação exógena em animais domésticos nas clínicas e nos hospitais veterinários brasileiros. Sapos são capazes de causar envenamento em cães, devido ao veneno de alta toxicidade produzido e armazenado nas glândulas paratoides. Esse envenenamento pode causar a morte dos cães. O objetivo deste trabalho é relatar um caso de intoxicação e morte de um cão provocada por veneno de sapo do gênero Rhinella spp. no município de Valença-RJ. O animal foi atendido em clínica veterinária, após ingestão do veneno, e apesar da terapia instituída apresentou parada cardíaca e morte.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Thalita de Freitas Durval, Lilian Cristina de Sousa Oliveira Batista Cirne
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.