Agenesia renal unilateral em uma gata da raça Ragdoll
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n03a1069.1-4Palavras-chave:
Êmese, insuficiência renal, polaciúriaResumo
A agenesia renal (AR) é um defeito congênito raro em gatos, que consiste na ausência total de um rim, refletindo uma falha completa na nefrogênese associada a má formação do feto. A agenesia unilateral pode ocorrer como anormalidade isolada ou como um componente de distúrbios sindrômicos. O diagnóstico pode ser feito através de exames de imagens como ultrassonografia e ou radiografia abdominal e através de procedimento cirúrgico de laparotomia exploratória. O presente relato tem como objetivo de descrever o caso de um gato da raça Ragdoll, fêmea de nove meses de idade, que, inicialmente, apresentava queixa de vômitos e polaciúria e, após exames complementares, constatou-se a ausência do rim esquerdo.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Iara Lucia Vicente, Myrian Katia Iser Teixeira
![Creative Commons License](http://i.creativecommons.org/l/by/4.0/88x31.png)
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.