Composição bromatológica da silagem de capim- elefante BRS Capiaçu com inclusão fubá de milho
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n10a682.1-11Palavras-chave:
capim, fubá, silagemResumo
O baixo teor de matéria seca das forrageiras (capim-elefante) cv. BRS Capiaçu é um dos principais fatores responsáveis pela produção de silagem de baixo valor nutritivo, o uso de aditivos absorventes ameniza esse problema. Objetivou-se avaliar as perdas fermentativas e a qualidade da silagem de capim-elefante (Pennisetum purpureum Schum) cv. BRS Capiaçu com diferentes níveis de fubá de milho, sendo os tratamentos (0 ,5, 10, 15 e 20%) de milho. As análises foram feitas no Laboratório de Nutrição Animal do Instituto Federal do Sudeste de Minas Gerais – Campus Rio Pomba, tais como avaliação do pH, determinação dos valores nutricional (extrato etéreo, fibra em detergente neutro, fibra em detergente ácido, proteína bruta). Todas as análises que foram feitas a partir de metodologias científicas específicas. Os dados foram submetidos à análise da variância, com posterior análise de regressão e as médias de cada tratamento serão avaliadas através do teste Tukey com 5% de probabilidade. A análise estatística foi realizada por meio do Programa R Core Team com auxílio do pacote tecnológico ExpDes.pt. Verificou-se efeito linear (P<0,05) da adição de fubá de milho sobre o teor de matéria seca da silagem, (MS), fibra em detergente neutro (FDN) e fibra em detergente ácido (FDA). Não houve diferenças significativas (P>0,05) com a adição de fubá para Proteína Bruta e Extrato Etéreo. A utilização de fubá diminuiu as perdas de gases, perdas por efluentes e recuperação de matéria seca significativa (P<0.05). A utilização de níveis crescentes do fubá de milho reduziu as perdas fermentativas e como consequência melhorando o valor nutritivo da silagem de capim-elefante. Sendo indicado a inclusão acima de 10% de fubá de milho.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Paulo Ricardo Pereira Paula, Arnaldo Prata Neiva Júnior, William Luiz de Souza,Mateus José Inácio de Abreu, Rafael Monteiro Araújo Teixeira, Edilson Rezende Cappelle, Valdir Botega Tavares
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.