Correção cirúrgica de tórax paradoxal devido a traumatismo por mordedura em um cão: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v14n10a678.1-6Palavras-chave:
cirurgia, tórax, trauma, pequenos animaisResumo
O traumatismo torácico está entre as afecções mais frequentes na emergência de pequenos animais, podendo se apresentar com diferentes níveis de gravidade. Os achados mais comuns são pneumotórax, hemotórax, fraturas de costelas e hérnias diafragmáticas. Nem sempre essas lesões necessitam de procedimentos cirúrgicos, porém quando o grau de acometimento é elevado, a exploração cirúrgica é aceitável para avaliar a real extensão dos ferimentos internos. O presente trabalho tem o objetivo de relatar um caso de um cão atacado na região torácica, descrevendo sobre a abordagem do paciente politraumatizado, além do diagnóstico, tratamento e cuidados no pós-operatório. O paciente foi atendido no Hospital Veterinário Dra. Renata Saccaro e no momento da consulta apresentava extensas lesões de tecidos moles, pneumotórax e fraturas de costela, resultando na perda da estabilidade do tórax. Após os primeiros atendimentos e exames complementares optou-se por encaminhar ao bloco cirúrgico, onde realizou-se a inspeção dos órgãos torácicos, seguido por toracorrafia com colocação de dreno torácico. O paciente recebeu cuidados intensivos até a sua alta médica e continuou sendo acompanhado até sua completa recuperação. Este trabalho demonstra a importância da agilidade do médico veterinário em diagnosticar as comorbidades que acompanham o paciente politraumatizado para, desta forma, encaminhá-lo para o tratamento efetivo o mais rápido possível e salvar o paciente.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Tiago Trindade Dias, Mariana Wilhelm Magnabosco, Péter de Lima Wachholz, Tainá Ança Evaristo, Thaís Cozza dos Santos, Yohana Fernanda Henz, Vitória Ramos de Freitas, Beatriz Persici Maroneze, Paula Priscila Correia Costa, Amanda Leal de Vasconcellos
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.