Avaliação do potencial reservatório do cão na Leishmaniose visceral em dois municípios do Estado do Ceará
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v7n15.1568Palavras-chave:
Leishmaniose visceral canina, infectividade, reservatório, sinais clínicos, xenodiagnósticoResumo
Este estudo teve o objetivo de avaliar o potencial reservatório do cão na leishmaniose visceral (LV), bem como identificar os possíveis sinais clínicos mais freqüentes associados à infectividade e soropositividade. Cães com sorologia positiva (n=38) e negativa (n=11) para o teste de ELISA foram submetidos a experimentos de xenodiagnóstico a fim de se determinar a infectividade para o inseto vetor Lutzomyia longipalpis. Foi observado infectividade para o Lu. longipalpis em 36,84% (14) dos cães do grupo de soropositivos e nenhum dos soronegativos (p <0,05). Os sinais clínicos de emagrecimento e onicogrifose mostraram estar associados com soropositividade e infectividade. Cães mais jovens (< 3 anos) infectaram flebótomos com uma freqüência mais elevada. Estes resultados confirmam a importância do cão na epidemiologia da LV como fonte de infecção para o flebótomo e indicam que os sinais clínicos de emagrecimento, onicogrifose e idade são um forte indicativo do potencial de infectividade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2013 Marlos Medeiros Chaves, Maria Jânia Teixeira, Margarida Maria Lima Pompeu, Raimundo Nonato Sousa, José Wellington Oliveira Lima
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.