Desenvolvimento folicular e pico de LH em fêmeas Nelore (Bos taurus indicus) com ovulação sincronizada*
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v8n22.1809Palavras-chave:
Benzoato de estradiol, Bovinos, IATF, Progestágenos, ReproduçãoResumo
Este trabalho foi desenvolvido com o objetivo de se acompanhar a atividade ovariana e o momento do pico pré-ovulatório de LH em novilhas e vacas Nelore submetidas a um protocolo hormonal de sincronização da ovulação com norgestomet (NOR), benzoato de estradiol (BE) e cloprostenol sódico. No experimento 1, cinco vacas e cinco novilhas receberam aplicação de 2,0 mg de BE e colocação do implante de NOR no dia zero (D0), com retirada no D8 seguida da aplicação de 0,5 mg de cloprostenol. No D9 aplicou-se 1,0 mg de BE, realizando-se acompanhamento ultrassonográfico da atividade ovariana desde o início do protocolo até a ovulação. No experimento 2, seis fêmeas de cada categoria foram submetidas ao mesmo tratamento. Vinte e sete horas após a segunda dose de BE amostras de sangue foram coletadas a cada 15 minutos, durante um período de seis horas, para determinação dos níveis séricos de LH. O diâmetro médio do folículo ovulatório foi de 8,02±0,39 mm nas novilhas e de 9,10±0,24 mm nas vacas (P<0,05). O pico pré-ovulatório de LH ocorreu, em média, 28,20±0,55 horas após a aplicação do BE nas vacas. Pôde-se concluir que o desenvolvimento folicular de novilhas e vacas Nelore submetidas à sincronização da ovulação ocorre de maneira semelhante, sendo o folículo ovulatório maior nas vacas. Sugere-se ainda que nas novilhas o pico de LH, provavelmente, ocorra mais precocemente que nas vacas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2014 Henrique Trevizoli Ferraz, Benedito Dias de Oliveira Filho, Maria Lúcia Gambarini, Marco Antônio de Oliveira Viu, Dyomar Toledo Lopes, Juliano Pereira Terra, Lorenna C. Rezende, Ana Paula F. Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.