Pannus do Pastor Alemão: revisão de literatura
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v9n10.434-441Palavras-chave:
Córnea, inflamação, oftalmologia.Resumo
O pannus é uma doença ocular que acomete cães, principalmente Pastores Alemães, caracterizada pela progressiva proliferação fibrovascular na córnea. A etiopatogenia ainda não está definitivamente determinada, contudo acredita-se ser uma condição imunomediada. O diagnóstico é estabelecido por meio dos achados clínicos, citológicos e pela resposta terapêutica, com uso de anti-inflamatórios e imunossupressores tópicos. Deve-se diferenciar o pannus de doenças como a ceratoconjuntivite seca e outras ceratites crônicas, e também de algumas neoplasias corneanas. Este trabalho objetivou realizar uma revisão de literatura sobre o pannus, abordando os aspectos clínicos, epidemiológicos, fisiopatológicos e terapêuticos desta enfermidade.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Aline Maria Vasconcelos Lima & Júlia Harger De Sousa
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.