Razão de prevalência e distribuição espacial de fasciolose bovina em propriedades de Orleans, Santa Catarina
DOI:
https://doi.org/https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n06a1147.1-9Palavras-chave:
Bovinos, ELISA, fascíola hepática, imunodiagnóstico, sorologiaResumo
A fasciolose é uma zoonose com quadro subclínico e que leva a perdas econômicas na criação de bovinos. Casos da doença foram identificados em matadouro localizado em Orleans, Santa Catarina, Brasil. Para identificação de casos e cálculo do soro prevalência de fasciolose bovina em propriedades rurais do município de Orleans foi realizado um teste de ELISA (enzyme-linked immunosorbent assay). Foi elaborado um mapa para análise da distribuição dos casos de fasciolose no município. Foram aplicados questionários, com o objetivo de identificar o tipo de manejo realizado por propriedade, fatores associados e possíveis medidas de intervenção a serem adotadas. Através de testes estatísticos, a ocorrência da fasciolose foi comparada ao tipo de manejo e criação dos animais além de dados ambientais. Dos animais testados, 29,78% apresentaram resultado soropositivo para fasciolose. Das 35 propriedades visitadas, 24 possuíram bovinos com soropositividade para fasciolose. Houve significância estatística para as variáveis “local de compra” e “tipo de sistema produtivo”. Esses resultados são importantes para que médicos veterinários e principalmente os produtores conheçam a situação sanitária da propriedade e assim promovam medidas preventivas.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renata Barbosa da Fonseca e Albuquerque, Sandro Antonio Pereira, Saulo Nascimento de Melo, Vinícius Silva Belo, Mauro Maciel de Arruda, Guilherme Drescher, Fabiano Borges Figueiredo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.