Diagnóstico gestacional em ratas de laboratório: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1043.1-9Palavras-chave:
Rato, diagnóstico, ultrassomResumo
Há décadas que os ratos são utilizados como modelos de experimentos dentro de laboratórios devido ao fato de mostrarem uma melhor representação do funcionamento dos sistemas humanos quando comparado a outros mamíferos, uma vez que possuem respostas fisiológicas semelhantes. O seu ciclo de vida e reprodutivo são curtos, o que os torna objetos centrais de estudos comportamentais, toxicológicos, reprodutivos e biomédicos. Por conta disso, um diagnóstico mais assertivo rápido faz-se necessário, bem como a confirmação dos números, a idade e o desenvolvimento embriológico, o que não poderia ser alcançado através da metodologia convencional adotada atualmente. Apesar da ultrassonografia ser considerada uma técnica não invasiva e amplamente utilizada na clínica médica, seu uso em animais de experimentação ainda é escasso, assim como as pesquisas publicadas a respeito do assunto.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Rafaela Prado Gomes, Janiscleidy dos Santos Silva, Mariana Paes dos Anjos

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.