Farmacodermia em cão da raça Dálmata: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.22256/pubvet.v12n3a46.1-5Palavras-chave:
dermatologia,farmacologia,intoxicaçãoResumo
Entende-se como farmacodermia a reação de hipersensibilidade a determinados fármacos manifestada por lesões dermatológicas focais ou difusas. Este trabalho apresenta um caso de farmacodermia em cão após administração de amoxicilina associada a clavulanato de potássio. Foi atendido no Hospital Veterinário Professor Mário Dias Teixeira da Universidade Federal Rural da Amazônia um cão macho, dálmata, com um ano e cinco meses de idade, pesando 33kg tendo como queixa principal a presença de constipação há dois meses. A partir de exame clínico e exames de imagem foi observado que o paciente apresentava estreitamento da ampola retal, cistos prostáticos e cistite, sendo recomendadas anoplastia e orquiectomia terapêuticas. Foi instituído para o pré e pós-operatório cloridrato de tramadol, meloxican e amoxicilina associada à clavulanato de potássio por via oral, sendo observado no nono dia pós-cirúrgico a presença de lesões descamativas na pele, concentradas principalmente em região dorso-lombar, com sinais de infecção bacteriana secundária. O meloxican foi substituído por cetoprofeno e o tratanmento com amoxicilina com clavulanato foi mantido por mais cinco dias. Após esse período, o paciente retornou apresentando evolução das lesões, emagrecimento e hipofagia. Devido à evolução do caso, história clínica e apresentação das lesões, suspeitou-se de farmacodermia. Posteriormente, foi feita substituição da amoxicilina por ciprofloxacino e debridamento cirúrgico das lesões. Finalmente, após o tratamento clínico cirúrgico, observou-se regressão das lesões com bom processo de cicatrização, o que sugere que o caso possa ser uma reação farmacológica à amoxicilina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2018 Claudio Douglas de Oliveira Guimarães, Caio Vitor Cavalcante de Carvalho, Ene Madeira de Oliveira Aires, Mário José Costa Carneiro, Maridelzira Betânia Moraes David, Luiz Fernando Moraes Moreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.