Correlação do complexo gengivite-estomatite felina com o vírus da imunodeficiência felina: Revisão
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1050.1-7Palavras-chave:
Complexo gengivite-estomatite-faringite felina, retrovírus, vírus da imunodeficiência felinaResumo
O complexo gengivite-estomatite-faringite felina é uma inflamação crônica, considerada a segunda doença de via oral mais observada na espécie felina, responsável por 72% dos diagnósticos odontológicos, aproximadamente. Devido a disfunção progressiva do sistema imunológico em gatos FIV (vírus da imunodeficiência felina) positivo e a possível associação comum do vírus com a Gengivite crônica, o objetivo desta revisão de literatura foi investigar o papel da FIV na gravidade do Complexo gengivite-estomatite-faringite felina. Foram encontradas pesquisas que avaliam o microbioma oral de felinos positivos e negativos para FIV, tendo como base também estudos do vírus da imunodeficiência humana (HIV). Conclui-se que a etiologia da gengivite-estomatite-faringite felina pode ser uni ou multifatorial, entretanto, não há estudos que comprovem a relação da FIV com a gengivite-estomatite crônica felina.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Laís Michalewicz Raizer, Laura de Jesus Cecatto Pinto, Thaís Martins Chucri
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.