Complexo hiperplasia endometrial cística - piometra em cadela nulípara de 10 meses: Relato de caso
DOI:
https://doi.org/10.31533/pubvet.v16n02a1045.1-5Palavras-chave:
Diestro, hec, úteroResumo
A piometra pode acometer mais comumente cadelas de meia idade à animais idosos, ou cadelas jovens que façam uso de hormônios exógenos. Essa doença está relacionada com o diestro, fase na qual ocorre maior estímulo pelo hormônio progesterona com consequente desenvolvimento da hiperplasia endometrial cística e alterações nas funções do útero. Nesse trabalho, relatou-se um evento incomum de piometra aberta em uma cadela de 10 meses, sendo presente apenas a secreção vaginal no exame físico e poucas alterações no exame de sangue que pudessem sugerir um quadro infeccioso. O diagnóstico por imagem foi essencial nesse caso e proporcionou um tratamento adequado para o animal.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Nathan Feliciano, Mateus Dozzo Mathias, Patrick Eugênio Luz

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Você tem o direito de:
Compartilhar — copiar e redistribuir o material em qualquer suporte ou formato
Adaptar — remixar, transformar, e criar a partir do material para qualquer fim, mesmo que comercial.
O licenciante não pode revogar estes direitos desde que você respeite os termos da licença. De acordo com os termos seguintes:
Atribuição
— Você deve dar o crédito apropriado, prover um link para a licença e indicar se mudanças foram feitas. Você deve fazê-lo em qualquer circunstância razoável, mas de nenhuma maneira que sugira que o licenciante apoia você ou o seu uso. Sem restrições adicionais
— Você não pode aplicar termos jurídicos ou medidas de caráter tecnológico que restrinjam legalmente outros de fazerem algo que a licença permita.